Bem-vindo ao Laboratório Clinisul

Contribuir para o diagnóstico, terapêutica e prevenção das patologias humanas através de serviços realizados com excelência técnica, ética e respeito ao meio ambiente, buscando a plena satisfação dos clientes e colaboradores.

♦ Ética, respeito, honestidade e integridade.
♦ Valorização humana.
♦ Dedicação ao cliente.
♦ Excelência.
♦ Inovação.
♦ Melhoria contínua.
♦ Compromisso social.
♦ Respeito ao meio ambiente.

Ser um laboratório de referência no estado por prestar serviços com qualidade, ética e voltados à satisfação dos clientes.

♦ Eficiência e rapidez no atendimento.
♦ Busca constante pela excelência nos serviços prestados.
♦ Rapidez, exatidão e confiabilidade nos resultados fornecidos.
♦ Busca da atualização técnica e científica dos colaboradores.
♦ Implantação de novas tecnologias, visando o aperfeiçoamento do diagnóstico.
♦ Capacitação contínua e trabalho em equipe.
♦ Parceria com laboratórios de apoio renomados nacionalmente.
♦ Seleção de fornecedores com qualidade certificada.

Conheça nossa história

O Laboratório Clinisul iniciou suas atividades no final da década de 60, com destacada atuação em diferentes fases do desenvolvimento tec­nológico e científico ocorrido na área da saúde. Ajudou a construir a história do município de Santo Ângelo e região, sempre conduzindo os trabalhos com ética, inovação, qualidade, credibilidade e hu­manismo, valores que levaram o Laboratório Clinisul a conquista da excelência no atendimen­to e a satisfação de seus clientes. Abaixo você vai conhecer um pouco da nossa história:

1968 – No ano de 1968 na Universidade Federal de Santa Maria acontecia a formatura do jovem santo-angelense Alencar Alberto da Veiga Fucks, farmacêutico-bioquímico. Logo no início de 1969 iniciou suas atividades em análises clínicas como só­cio arrendatário do então, já existente Laboratório Albuquerque aqui de Santo Ângelo, de propriedade do saudoso Dr. Iron Albuquerque, de Carazinho.

1970 – Na década de 70 as dificuldades pra se estruturar um la­boratório de análises clínicas eram imensas, os grandes centros eram distantes e a comunicação precária.

NO ANO DE 1971, num encontro e numa conversa amistosa com o também santo-angelense, bioquímico Dr. Nilo Odirlei Martini Ribas, funcionário na época do Laboratório Licht, ambos jovens e com muita vontade de crescer e também inovar o setor de análise clínicas da nos­sa cidade Natal, houve o entendimento para formar uma sociedade e a criação de um novo laboratório, que fosse mais moderno e que pudes­se melhor servir a população e classe médica da nossa querida Santo Ângelo, assim nasceu o então LABORATÓRIO CLINISUL.

Comparativamente aos anos atuais, naquela época é impossível ne­gar o rudimento e condições técnicas precárias existentes, principal­mente no interior deste grande Brasil. Os exames eram realizados, em sua maioria, de maneira verdadeiramente artesanal, quase impossível de acreditar pelas atuais gerações da era tecnológica eletrônica. Boa parte dos reagentes eram preparados no próprio laboratório, seringas de vidro e agulhas de metal eram esterilizadas e reutilizadas, eram enormes as dificuldades para trabalhar, tudo realizado manualmente.

Logo no início das suas atividades e a convite do médico proprietá­rio do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, o ilustre Dr. Enesto Nasci­mento, bem como também do diretor proprietário do Hospital Santa Isabel, estimado Dr. Rolando Stumple o Laboratório Clinisul passou a dar suporte em análise clínicas a esses hospitais a quem o laboratório é extremamente grato pelo apoio que teve no início de suas atividades e pelo sucesso alcançado, todo nosso reconhecimento a esses reno­mados médicos, posteriormente a convite do médico cardiologista Dr. João Batista Flores, na época diretor clínico do Hospital Santo Ânge­lo, e a pedido também do médico neurologista Dr. Eduardo Beltrão o laboratório passou a atender também esse hospital, que era atendido pelo Laboratório Licht o único existente na cidade.

Ainda na década de 70 o sócio Dr. Nilo O. Martini Ribas, na ten­tativa da busca de novos horizontes, principalmente na agricultura, mudou-se para o Estado do Mato Grosso vendendo sua parte para o sócio Dr. Alencar Fucks ainda hoje proprietário e Diretor do Lab. Cli­nisul, juntamente com seu filho Dr. Mateus Batista Fucks.

No final da década de 70 meados da década de 80, devido o au­mento significativo da sua clientela e já contando com novos e quali­ficados profissionais se deu o início da modernização tecnológica do CLINISUL com a importação diretamente do Japão de um sofisticado contador eletrônico de células sanguíneas, pioneiro e único na região Noroeste do Estado, assim dando início a era eletrônica no nosso la­boratório.

Posteriormente com o crescimento da cidade, a chegada de muitos novos médicos e a grande revolução tecnológica que acontecia na área da saúde e, principalmente na área de análises clínicas, o laboratório continuou o seu compromisso com a qualidade e credibilidade, inves­tindo sempre no seu capital humano com competentes e qualificados profissionais, além do investimento permanente no parque tecnológi­co, trazendo sempre as últimas tecnologias para seus exames.

2003 –  Em 2003 passa a integrar a equipe o Dr. Mateus Batis­ta Fucks, farmacêutico bioquímico, recém formado pela Universidade de Passo Fundo, que posteriormente torna­-se sócio da empresa.

2006 – Em 2006, o Clinisul juntamente com 17 laboratórios de várias cidades no estado, idealizaram e fundaram a Cui­dare Rede de Laboratórios, que tem como ideia central reunir empresas consolidadas para a realização de ações conjuntas na busca constante da excelência em benefício de seus clientes.

2011 – Em 2011 o Laboratório Clinisul rompe as fronteiras e leva até Laguna, no estado de Santa Catarina, todo o seu know-how, inaugurando sua primeira sede fora do estado, tornando-se referência em pouco tempo naquela região. No mesmo ano passa a integrar a equipe técnica, como biomédica, a Dra. Luciana Batista Fucks, que já atuava no laboratório na assessoria jurídica.

2020 – Em 2020 o laboratório também passa a integrar a rede ACB, que conta com mais de 50 laboratórios de diversos estados da federação, tendo como o objetivo o fortaleci­mento mútuo e a busca por novas tendências no setor diagnóstico.

2021 – O Laboratório Clinisul completa 50 anos de história.