ERITROGRAMA
Sinonimia
Série Vermelha
Exames relacionados
Hemograma, Ferro, Vitamina B12, Vitamina B6, Ácido Fólico
Indicação médica
O eritrograma é útil no diagnóstico diferencial e seguimentos das anemias e poliglobulias.
Significado clínico
A contagem de hemácias é a primeira informação fornecida e é expressa em milhões por mm3. Níveis de hemácias aumentados indicam poliglobulia.
A concentração de hemoglobina é expressa em g/dL, e sua avaliação é de grande importância pelo papel no transporte de oxigênio e por estar diretamente relacionada à anemia, sendo sua melhor forma de avaliação laboratorial.
O volume relativo das hemácias dentro do volume de sangue é fornecido pela análise do hematócrito, que é calculado e expresso percentualmente, e do VCM, que é determinado pelo método de volumetria automatizado.
A relação entre esses diferentes parâmetros pode ser obtida pela análise dos índices hematimétricos que irão fornecer informações adicionais sobre variações de volume e concentração da hemoglobina. Os achados morfológicos do esfregaço corado fornecem mais informações sobre conteúdo da hemoglobina, forma, tamanho e inclusões eritrocitárias.

Índices Hematimétricos:
- Volume Corpuscular Médio (VCM)
Avalia a média do tamanho (volume) das hemácias, que podem estar em seu tamanho normal, quando são ditas normocíticas,diminuídas (microcíticas) ou aumentadas (macrocíticas). O achado de microcitose é comum em anemias por deficiência de ferro, nas doenças crônicas e nas talassemias. O aparecimento de macrocitose pode estar associado à presença de um grande número de reticulócitos, ao tabagismo e à deficiência de vitamina B12 e de ácido fólico.
- Hemoglobina Corpuscular Média (HCM)
Índice hematimétrico que corresponde à média de hemoglobina por eritrócito. Pode estar elevado na presença de macrocitose e diminuído na presença de hemácias microcíticas.
- Concentração da Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM)
É a avaliação da hemoglobina encontrada em 100 mL de hemácias. Esse índice permite a avaliação do grau de saturação de hemoglobina no eritrócito. A saturação da hemoglobina normal indica a presença de hemácias ditas normocrômicas. Quando diminuída, teremos hemácias denominadas hipocrômicas e, quando aumentadas, hemácias hipercrômicas.
- Red Cell Distribution Width (RDW)
A variação do tamanho das hemácias é analisada eletronicamente pela variação de pulsos obtidos durante a leitura. A análise dessa variação permite a obtenção desse novo índice, que representa a amplitude de distribuição dos glóbulos vermelhos, servindo como um índice de anisocitose, que se altera precocemente na deficiência de ferro, mesmo antes da alteração de outros parâmetros, como a alteração do VCM e a diminuição da hemoglobina.
Preparo do paciente
Jejum não é necessário após refeições leves.
Recomenda-se jejum de 4 horas após as principais refeições.
Não realizar após grandes esforços físicos.
Tipo(s) de amostra
Sangue (EDTA)
Método
Automatizado
Valor(es) de referência
Adultos Masculino Feminino
Hemácias (milhões/mm³) 4,50 a 5,90 4,00 a 5,20
Hemoglobina (g/dL) 13,5 a 17,5 12,0 a 16,0
Hematócrito (%) 41,0 a 53,0 35,0 a 46,0
VCM (fL) 80,0 a 100,0
HCM (pg) 26 a 34
CHCM (g/dL) 31 a 36
RDW (%) 11,5 a 15,5
Plaquetas (/mm³)

150.000 a 450.000

Interferências
Prazo de entrega
0 dia(s)

voltar