ESPERMOCULTURA
Sinonimia
Cultura de Esperma
Exames relacionados
Bacterioscopia (GRAM), Antibiograma
Indicação médica
A espermocultura pode elucidar a presença de infecções nas glândulas acessórias do aparelho reprodutor masculino, como uma prostatite, prostovesiculite, etc.
Significado clínico
Indica-se este exame na presença de sinais e sintomas de infecção das glândulas acessórias ou, quando houver, presença de piospermia de granulócitos neutrófilos acima de 10 milhões/mL ou mais de 10 piócitos por campo microscópio, em médio aumento (400x), entre lâmina e lamínula.
O resultado bacteriológico do esperma deve ser analisado com cuidado e cautela, às vezes necessitando de complementação através da execução de outros exames culturais como: urocultura (do jato inicial, do jato médio, do último jato e da urina pós-massagem prostática), cultura do líquido prostático após massagem prostática e às vezes um exame bioquímico de algumas substâncias presentes no plasma seminal ou mesmo no espermatozóide.
Preparo do paciente
Para espermocultura não há necessidade de abstinência sexual.
Deve ser preferencialmente coletado no laboratório, o paciente deve urinar antes da coleta e fazer uma higiene prévia, lavando bem as mãos e o pênis com bastante água e sabão e secando com gaze estéril ou toalha limpa, a coleta deve ser feita em frasco estéril. Se a coleta for feita em casa, encaminhar ao laboratório no máximo em 30 minutos.
Informar o uso de antibióticos.
Tipo(s) de amostra
Líquido seminal obtido por masturbação.
Método
Cultura quantitativa em meios específicos.
Valor(es) de referência
Cultura negativa.
Quantidades superiores 1.000 UFC/mL são significativas para infecção.
Interferências
Uso prévio de antibióticos.
Prazo de entrega
2 dia(s)

voltar