HEPATITE C - ANTI-HCV
Sinonimia
Anticorpos Anti-HCV, Anticorpos Contra o Vírus da Hepatite C
Exames relacionados
HCV PCR Qualitativo, HCV PCR Quantitativo, Genotipagem
Indicação médica
A determinação dos anticorpos anti-HCV é útil no diagnóstico de pacientes com suspeita de infecção pelo vírus da hepatite C. Podem demorar de 2 a 6 meses para serem detectáveis após a infecção.
Significado clínico
O vírus da hepatite C freqüentemente causa infecção assintomática, entretanto, 70% dos infectados evoluem para forma crônica, sendo que 20% desses evoluirão para cirrose após 20 anos de infecção. A janela imunológica tem sido descrita como de até seis meses, entretanto, ensaios de terceira geração podem reduzir esse tempo para seis a nove semanas. Falso-positivos podem ocorrer em grávidas, vacinação para influenza, hipergamaglobulinemia, fator reumatóide e doenças reumáticas. Cerca de 50% dos doadores com anti-HVC positivo são falso-positivos. É descrito para estes ensaios sensibilidade de 99% em indivíduos imunocompetentes e de 60% a 90% em imunocomprometidos. A confirmação da soropositividade requer, a critério médico, complementação da investigação com RIBA (ensaio immunoblot recombinante) ou reação em cadeia de polimerase (PCR).
Preparo do paciente
Jejum de 8 horas.
Intervalo entre mamadas para lactentes.
Tipo(s) de amostra
Sangue (soro)
Método
ELISA (Imunoensaio Enzimático)
Valor(es) de referência
Não Reagente
Interferências
Amostras de pacientes tratados com heparina podem coagular-se parcialmente e produzir resultados erroneos devido a presenca de fibrina. Para prevenir este fenomeno, deve-se colher a amostra antes da terapia com heparina.
Prazo de entrega
3 dia(s)

voltar