EXAME DE URINA (EQU) E CULTURA


Preferencialmente deve ser colhida a primeira urina da manhã, caso isso não ocorra, ficar sem urinar por pelo menos duas horas que antecedem a coleta. Para exame parcial de urina ou cultura, uma higiene prévia deve ser feita antes da coleta, os órgãos genitais devem ser limpos com água e sabão neutro, ou com uma solução anti-séptica suave para não haver interferência química nos resultados. A amostra deve ser colhida em recipiente apropriado fornecido pelo laboratório e identificada com nome, data e horário da coleta. Se a coleta não for realizada no laboratório, a entrega da urina deve proceder-se imediatamente, caso isso não ocorra, refrigerar e enviar no máximo em 1 hora.

INSTRUÇÕES PARA MULHERES:

 

 

 

 

 

INSTRUÇÕES PARA HOMENS:

 

 

 

 

Urina de 1º Jato: Idem ao procedimento acima, porém recolhe-se o primeiro jato e despreza-se o restante.

Coleta em Bebês:
Fazer uma higiene prévia no local. A coleta é feita com coletor de urina infantil estéril, o qual deve ser trocado a cada 30 minutos e no máximo 1 hora até se obter a amostra.

Rejeição de Amostras: Urinas com contaminações fecais, menstruação ou recipiente em má condições de assepsia serão rejeitadas e uma nova amostra será solicitada.